terça-feira, 3 de novembro de 2015

5 exercícios simples para aliviar as dores durante a gravidez

Deixe um comentário!

A gravidez é um momento único e muito especial na vida de uma mulher. Junto com a chegada de um novo ser, vem uma série de mudanças no corpo da nova mamãe. Mudanças físicas e emocionais que podem se transformar em dores no corpo. O yoga é uma ferramenta muito antiga que pode auxiliar a mulher neste momento em que ela  precisa estar de bem com ela mesma, tanto física como emocionalmente. A seguir listamos cinco exercícios simples, que podem ser realizados em casa em um curto espaço de tempo.  Podem também,  ajudar a aliviar algumas dores no corpo,  apaziguar a mente trazendo um maior equilíbrio e controle emocional.  Lembre-se  de inspirar e expirar pelas narinas lenta e profundamente ao realizar os movimentos e sempre respeitar os seus limites. Ao sinal de qualquer desconforto pare imediatamente e descanse. O ideal é que você possa realiza-los em um local tranquilo na sua casa e pode-se utilizar alguma música relaxante ao fundo. Óleos essenciais tais como lavanda ou gerânio podem ajudar a tornar a atmosfera mais aconchegante. Se desejar, tome um banho antes pois ajuda a tranquilizar também. Esses movimentos beneficiam a mãe e o bebe.

Movimentos de relaxamento do pescoço e ombros  - Sente-se numa postura confortável que pode ser no chão ou numa cadeira com a coluna ereta. Inicie fazendo movimentos para frente e para trás com a cabeça, lenta e vagarosamente. Inspirando levando a cabeça para trás, exalando cabeça para frente. Faça quantas vezes achar necessário. Então, para os lados. Inspire com a cabeça ao centro, exale, leve uma orelha em direção ao ombro. Inspire ao centro e leva a outra orelha em direção ao outro ombro. Repita diversas vezes. Por último, faça círculos com a cabeça , relaxando bem a região do pescoço.




Movimento de ombros- coloque as mãos nos ombros e faça círculos exagerados com os cotovelos e ombros. Inspire eleve os ombros e cotovelos , exale e desça . Repita diversas vezes para relaxar toda a área. Sempre controlando a respiração lenta e profunda.


Alongamento lateral – De joelhos  no chão em uma postura confortável, toque uma mão no chão e eleve a outra e se incline em direção a mão do chão.  Alongue lateralmente a cintura e mantenha por entre 9 ou 12 respirações  lentas e profundas. Se necessário coloque alguma almofada embaixo do joelho se sentir dor ou desconforto nesta região.


Deitado sobre o bolster para relaxamento virilha – Se você não dispuser de um bolster, dobre alguns cobertores ou empilhe alguns travesseiros de modo que a cabeça fique mais elevada do que a pélvis. Junte as plantas dos pés e deixe os joelhos caírem para os lados de maneira que a sua coluna fique levemente arqueada. Mantenha o peito aberto e relaxe os braços. Feche os olhos e relaxe. Você pode ficar nesta posição pelo tempo que achar confortável.


Alongamento da coluna na parede – Posicione seus pés ligeiramente afastados e afaste-se um pouco da parede. Coloque as palmas das mãos na parede alinhadas com os ombros. Sinta a coluna se alongando. Essa postura é ótima para ajudar a aliviar as dores lombares. Se precisar afaste-se ainda mais da parede. Respire fundo e repita quantas vezes achar necessário.

Movimento da vaca e do gato (Marjaryasana) – Esta série de movimentos tem como benefícios : estabilizar o sacro diminuindo as dores lombares; alongar a parte baixa, média e alta da coluna ; massagear e estimular os rins, as glândulas supra-renais  e o útero ; tonificar a tireoide e paratireoide; criar o equilíbrio emocional e diminuir a fadiga física.
Postura  Passo a passo
1.        (Preparação): Comece na posição "mesa": as mãos no chão na largura dos ombros, cotovelos e ombros alinhados com as mãos e os joelhos no chão diretamente sob os quadris. Sua coluna deve ser neutra e os olhos vão olhar para o chão um pouco à frente dos dedos.
2.        Em uma inalação, solte sua barriga em direção ao chão enquanto levanta os ísquios  e o peito em direção ao teto. Você pode olhar ser para frente ou para o teto. Mantenha os ombros para baixo e para trás longe dos ouvidos.
3.       Em uma expiração, alongue a sua coluna em direção ao teto, envolvendo os músculos do estômago para puxar a barriga para o corpo para trás e enfiando a cabeça e queixo em direção ao peito. O olhar deve ser em direção ao peito e na barriga, mas evitar forçar o queixo para encontrar o peito. Sinta a expansão através das omoplatas. Se o arredondamento topo da parte de trás é difícil, pergunte a um amigo ou professor de yoga para colocar as mãos um pouco acima e entre as omoplatas para ajudá-lo a ativar a região.

Para encerrar converse um pouquinho com seu bebe e lhe envie amor! 



Lembre sempre de respeitar os seus limites e consultar o seu médico antes de realizar qualquer atividade física. Tenha uma linda e abençoada gestação ;) Namaste! 

Fotos: Adriano Fernandes

0 comments:

Postar um comentário